A manhã põe-se.
Com ela, um facto: o céu foi severamente agredido pelos incêndios.
O Sol resiste e insiste romper, mas a imensidão do fumo não o permite.
Ao ouvir as notícias matinais, arrepio-me e as lágrimas quase que caem com os vários testemunhos: avizinha-se uma tragédia na zona do Caramulo e de Águeda.
As notícias do meio dia são horríveis: estamos perante um verdadeiro cenário de terror, que continua a ceifar vidas humanas.
Agora, também aqui ao lado...e o céu continua cada vez mais carregado de escuridão!!
Um pedido aos corajosos voluntários que lutam e resistem nesta guerra desproporcional: não queiram ser heróis!!! Apenas protejam e previnam, com segurança, e não se aventurem!
Uma árvore é uma árvore e um ser humano é uma vida.
já evito ver o jornal à noite, só leio sobre incêndios e bombeiros mortos.
ResponderEliminarouvi um sr a comentar com toda a razão, o governo que devia dar o exemplo e limpar as matas pra evitar tragédias nada faz.
É uma tristeza. Hoje quando levantei os estores afligi-me pensando que havia algum fogo aqui perto, mas quando cheguei à rua não sentia qualquer cheiro a fumo nem se via cinzas no ar. Estranhei, até que ouvi nas notícias que o céu está assim resultado de um incêndio bem longe. Se está assim aqui, nem quero imaginar como está ao pé do incêndio. É alarmante. É como tu dizes, um terror.
ResponderEliminarFico com a alma apertadinha cada vez que me inteiro destas notícias.
ResponderEliminarE hoje, mais uma jovem bombeira perdeu a vida a combater as chamas...
:(
É de facto de louvar a coragem dos nossos bombeiros, e de repudiar a falta de sensibilidade dos nossos governantes que, ano após ano vêem vidas a ser ceifadas, pessoas a ficarem para sempre marcadas, florestas destruidas, e insistem em não investir na prevenção, só para manterem os interesses de alguns. A mente destes senhores é mais negra que os céus e florestas ardidas deste país. :(
ResponderEliminarFica bem, beijos.
Já não posso ver as imagens de um país a ser devastado e de uma forma quase impotente por parte de quem combate os fogos.
ResponderEliminarTenho a maior admiração pelos nossos bombeiros que tudo fazem arriscando a vida para salvar vidas e haveres das populações, algumas vezes em vão. É muito triste!
As notícias dos fogos deixam-me revoltado.
ResponderEliminarhomem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Dói não é? Muito!
ResponderEliminarBeijinho
Sinto-me triste porque já vivi a aflição de ter fogo perto e o desespero é enorme. Mais triste fico ao saber que muitas pessoas ainda não dão a devida importância ao bombeiros voluntários e municipais.
ResponderEliminarAmanhã, sábado, quem quiser pode ir a uma corporação de bombeiros e dar 1€ ou mais para ajudar a comprar carros-tanque,mangueiras,material de protecção ou de comunicação ou o que quer que faça falta.
Este ano já contribui antes destes fogos e mortes que nos fazem pensar.
Posso ter pouco, mas nunca deixei de ajudar quem realmente necessita.
Outro apelo: "Bombeiros Portugueses apelam aos portugueses para, no Domingo, encherem as igrejas de velas, em Honra dos camaradas que tombaram."
:(
Dói ver arder e dói ainda mais ver morrer... vidas humanas e floresta reduzidas a cinzas!
ResponderEliminarAbençoada coordenação que de tão pensada em gabinetes resultou em mortes no terreno... pois uma coisa é a teoria, a outra é a prática.
Subscrevo as tuas palavras.
ResponderEliminarVivi, de perto, 3 noites do fogo do Caramulo.
Tenebroso.
Sem palavras e acaba de morrer mais um bombeiro.